terça-feira, 21 de abril de 2009

Quero ser um tango.


Tangos me fazem quase enlouquecer. Como se a minha pele fosse toda audição, arrepiando-se a cada nota. Ouço e me instalo numa atmosfera desvairada, minha respiração numa música infinita, e às vezes até danço, fingindo acertar os passos. Tango é música de dores vividas com sede e de delícias que alucinam dentro da mente.

Está tudo errado.


Minha mãe tem quase 60, eu tenho 25, ouvimos jazz enquanto ela faz ginástica e eu fumo.

Quando entra mosca.


Têm coisas que dificilmente serão consertadas. Depois de ditas fica tudo de outro jeito, como se existisse uma linha, uma faixa, que quando ultrapassada fica impossível pular de volta. Você passa de amigo a dispensável, de linda a chata, de bacana a otário, num passe de palavras mal calculadas. Risco maior é calar-se?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sem rumo


Queria poder estacionar minha vida. Parar, congelar. Enquanto isso eu arrumava minha cabeça. Eu correria por aí sem calçar nada, até machucando meus pés, mas achando graça mesmo assim. Eu choraria ali na esquina, molhada de suor e imunda, vivendo essa sensação. Eu deitaria no meio da rua, o lixo espalhado ao meu redor, divertido-me. Eu olharia para o céu, sentindo o sol esquentar as partes descobertas do meu corpo. Mastigaria quase todas as folhas da roseira que escapa pelas grades daquela casa. Deitada de volta na rua, suja e suada, afogaria minhas mãos em meus cabelos desajustados pelo chão e adormeceria de sorriso grande.

Pagando a língua.


Quando um amigo me confidenciava uma paixão não correspondida, eu não compreendia como era possível se envolver com quem não está envolvido por você. Como suspirar por quem não te olha extasiado? Como é possível desejar ser envolvido por braços que não enlouquecem para te abraçar? Como ter a barriga arrepiada por um olhar que não está vidrado em você? Essa correspondência de sensações e sentimentos me parecia naturalmente necessária. Mas talvez nem seja... Vejo meu coração arrebatado por alguém que simplesmente não sente o mesmo. Não sei como isso foi acontecer! Dividi a minha agonia com meus dois amigos mais íntimos. Avaliaram cheios de certeza que só estou enlouquecendo de paixão por não haver reciprocidade. "Você só quer afogar-se num copo de Coca-Cola porque ele não te dá bola!" Mas isso é um masoquismo tão ridículo! Quero me recusar a crer que eu, euzinha aqui, possa sentir algo tão imbecil. Me sinto idiota, quase grito de raiva.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Caiu na varanda.


Minha vidinha sem graça foi invadida por uma criatura incrível. Doce, gentil, e inteligente. Adimirável. Vem até a varanda e me encoraja, me anima, usando um instrumento peculiar: a Matemática. É, a Matemática, que antes eu apelidava de "mortemática", mas isso era antes. Ando grata por ter um anjo por perto. Discreto, modesto, ele diz que apenas tenta ser um professor razoável. Mas dia desses, enquanto ele passava, eu percebi suas asas, escondidas sob a camiseta pólo.

Lobo Mau II


"Veio até mim,
Quem deixou
Me olhar assim?
Não pediu
Minha permissão!
Não pude evitar,
Tirou meu ar,
Fiquei sem chão..."
(Alec Haiat / Céu)


Era uma vez um Lobo Mau e uma Chapeuzinho Vermelho. Certa vez, sem nem uma vovózinha por perto para censurar-lhes, eles permitiram-se viver delícias profanas. E sempre que se encontravam pela floresta acabavam juntos, sedentos um do outro. Pobre Chapeuzinho: se apaixonou! Ficou perdidinha no charme daquele "lobo-gato", varando madrugadas com seu coraçãozinho quente pelas lembranças das aventuras pela floresta ao lado dele. Chapeuzinho sabe, porém, que a este lobinho o que não falta é concupiscência, um garanhão típico! Depois dele, a Bela Adormecida virou insone. Os Sete Anões perderam completamente a atenção da Branca de Neve, desde a primeira vez que o Lobo a convidou para colher umas maçãs suspeitíssimas. Rapunzel fez promessa para
Santo Antônio e garante que só deixará de passar a máquina zero na cabeça quando conseguir casar-se com ele. Cinderela não quer mais saber de carruagens, castelos, príncipes ou sapatinhos de cristal, vive fazendo esculturas de lobo em abóboras. Dizem que Wendy e a Fada Sininho até hoje não se falam por causa dele, e Peter Pan envelheceu de ciúmes. Chapeuzinho, bobinha, continua suspirando e suspirando por ele. Diz que se apaixonou porque é delicado, mas completamente viril, forte e cheiroso, sabe despertar ternura e desejo, além de ser lindo e ter um cérebro que funciona! Tola Chapeuzinho...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Vou morrer de frio.


Minha vida é uma tempestade, um vendaval, um passeio inseguro. O que não significa que seja excitante. A tristeza é minha companheira, anda viciada em mim! Me segue, me cerca, me abraça, dorme comigo. Me sinto em abandono, ignorada. Fico encolhida num cantinho da minha vida, e choro. As lágrimas teimando em fugir dos meus olhos... choro mais. Sinto falta de música alta, de boca feliz, do meu corpo disposto, do meu pensamento rindo-se. Sinto falta de uma voz apaixonada chamando meu nome... Meu coração está gelado.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Idiotices Subterrâneas


A filosofia do otimismo afirma que no fundo do poço tem uma mola. Frequentemente me sinto no limiar da insanidade total, porque sempre me perco nos meus devaneios bêbados, íntimos, surreais. Viajo poço adentro, escorregando na maionese, alheia a qualquer sinal de realidade, isolada no fundo do meu poço. Quando a escuridão é quase completa e chego a sentir a saúde das minhas faculdades mentais ameaçada, percebo a tal mola. Então num impulso violento estou de volta, como num suspiro ofegante depois do "caldo" em uma onda nervosa e salgada.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Lobo Mau I


Não consigo encará-lo sem tremer. Ele é lindo, muito lindo, quase irresistível. Não me disse muito. Me olhou bem sério, me arrepiei, e disse pouco, o suficiente para eu entender o significado daquilo tudo. Sorria, eu derretia, sua boca perto, cigarro, cerveja, hortelã, me beijou... quase desmaio. Delicado, os dedos cheios de carinho, passou sua mão em meus cabelos, em minha cabeça confusa. Nossa vida é complicada, você sabe. Nossa vida às vezes fica sem rumo, você sabe. Nossa vida não está ligada, você sabe. Mas pensar em você me aquece. Quero acordar, quero parar de fumar, quero comprar aquela rifa. Quero tudo! Se ele olhasse o meu rosto agora, veria minha boca pedindo, pedindo sem dizer nada, pedindo para entregar meu coração a ele. Eu quiz dizer eu gosto de você, eu gosto de você, eu gosto de você. Mas tanto faz, eu bem sei.